Notícia

Extensão: estudantes de Enfermagem da FAI realizam ação social na ABAI de Irecê

01/01/2017
noticia_201705181254.jpg
Compartilhe

No último dia 12 de maio, estudantes do sétimo semestre de Enfermagem da Faculdade Irecê (FAI) realizaram, na Associação Beneficente ao Ancião de Irecê (ABAI), a atividade de extensão “Caminho do chá”. Com o intuito de promover um importante momento  de ação social e espaço formativo para os estudantes em contato com a comunidade, a atividade teve como objetivo central promover uma ação articulada de atenção à saúde dos idosos.

De acordo com a Coordenação do curso de Enfermagem, o projeto surgiu a partir das discussões da  disciplina “atenção integral à saúde dos idosos” e se concretizou frente à demanda crescente por serviços formativos em saúde a espaços dedicados aos cuidados com a  terceira idade.

Durante o planejamento do evento, houve arrecadações de agasalhos, alimentos e produtos de higienização, bem como o sorteio de uma tela de pintura mediúnica.. Essa ação de planejamento e organização possibilitou a arrecadação de R$730,00, que foram entregues à direção da ABAI.

“No evento, iniciamos com a apresentação da turma e boas vindas pela instituição, o qual foi informado aos estudantes à estrutura organizacional da instituição, bem como os fluxogramas de rotina e idosos assistidos. Posteriormente demos continuidade à avaliação individual de enfermagem aos idosos. Cada aluno aplicou um instrumento de avaliação global ao idoso”, relata a Professora, coordenadora da ação, Quêuam Oliveira .

Além das atividades de saúde, foi oferecido um “chá da tarde”,  como um momento interativo da turma, equipe e idosos,  com sorteio de brindes; sorteio beneficente do quadro e entrega dos materiais arrecadados.

Ao todo participaram da atividade 25 estudantes, 28 idosos e cinco colaboradores da ABAI. “Com a ação verificamos a importância do fortalecimento do apoio às  Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), bem como a aproximação dos estudantes nos espaços formativos práticos que permitam o real contato com o cuidado ao idoso. Tal experiência, além de permitir a avaliação em saúde, possibilitou a aproximação das experiências de vida de cada um das pessoas assistidas”, concluiu a Professora Quêuam.

 


Mais Notícias