Bacharelado em Enfermagem

Criação: 2014

Vagas: 100 (anuais)

Duração: 5 anos

Período: Noturno

 

Coordenador:

Prof. Edilson da Silva Pereira Filho

Especialista em Saúde Pública e em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas

 

Regime:

Seriado semestral

 

Base legal

Reconhecido pela Portaria MEC nº 186, de 15 de abril de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 16 de abril de 2019.

 

Perfil do egresso

O perfil do egresso desenvolvido pelo curso de enfermagem da FAI é de um profissional qualificado, generalista, humanista, crítico e reflexivo, com ampla concepção do mundo e flexível às mobilizações indispensáveis na execução do trabalho profissional.

Assim, buscamos que os egressos do curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI sejam dotados de conhecimento técnico, científico e humano inerente a cada área de atuação, habilitado ao eficiente e ético exercício profissional, seja no setor público ou privado.

 

Atuação profissional

A atuação do enfermeiro está para além das instituições de saúde como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, abrangendo também a assistência domiciliar, creches, instituições de ensino, órgãos normativos e fiscalizadores da profissão, centros de pesquisa, forças armadas e outros.

 

Estrutura

O curso é um bacharelado que funciona no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação entre teoria e prática. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, estágios curriculares supervisionados na rede hospitalar e na rede básica e atividades complementares que oferecem ao aluno a possibilidade de enriquecer a sua formação com atividades extracurriculares. A gestão do cuidar, que integra e correlaciona o assistir, gerenciar, educar e pesquisar constitui-se uma temática transversal desse currículo.

 

Diferencial

O curso de enfermagem insere o aluno nos espaços de trabalho do enfermeiro desde os primeiros semestres através de visitas técnicas e da realização de práticas de campo, estimula a capacidade de raciocínio, de busca de conhecimento e de resolução de problemas. As ações integradas de ensino, iniciação científica e extensão, relacionadas à responsabilidade social, monitoria e produção científica com publicações promovidas durante o curso também contribuem para a diferenciação profissional.