Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)
Duração: 10 meses
Coordenação: Prof. Diógenes Vaz de Oliveira
Justificativa
A oferta do Curso Especialização em Urgência Emergência e UTI propõe contribuir para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, capacitando pessoas por meio de processos de construção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capazes de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região, articulando processos de democratização e justiça social. Além disso, o curso propõe a formação sistêmica do indivíduo, ao promover o desenvolvimento de competências capazes de auxiliar na utilização de técnicas referentes à urgência, emergência e UTI. Buscar-se-á o aprimoramento do atendimento de qualidade ao público, o estímulo à criatividade na busca de soluções de problemas e a inserção do trabalho em equipe.
Além disso, os profissionais graduados e/ou pós graduados em enfermagem, e demais áreas afins serão capacitados a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo e urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar.
Objetivo Geral
Oferecer conhecimentos teórico-práticos relacionados a assistência às vítimas de acidentes e de agravos à saúde segundo as determinações da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência, contribuindo para a excelência do atendimento emergencial e de urgência do profissional de saúde.
Objetivos Específicos
•Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Urgência/Emergência e UTI;
•Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em urgência/emergência e uti, no atendimento a pacientes de alta complexidade;
•Aplicar, na prática, os protocolos de atendimento a vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS);
•Empregar o raciocínio crítico na área de Urgência/emergência e UTI, adulta, com ênfase no processo assistencial;
Público-alvo
Profissionais com formação superior em Enfermagem.
Competências e Habilitações aos Egressos: O PPG em Urgência/Emergência e UTI contribui para a formação do egresso mais comprometido com o sistema de saúde, ético, com uma postura humanizada, com conhecimentos e habilidades para o atendimento emergencial e ao paciente crítico, com iniciativa e criatividade, com flexibilidade para trabalhar junto à equipe multiprofissional, com capacidade de resolução de problemas e intervenções rápidas, com responsabilidade para o processo do cuidar, gerenciar, educar e pesquisar. Com a consciência da importância da educação permanente e continuada em saúde e com o comprometimento com a responsabilidade social.
Diferenciais do Curso
a) Conteúdos atualizados
b) Duas formações em uma só pós-graduação
c) Professores gabaritados
Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)
Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.
Matriz Curricular
Ordem |
Disciplina |
1 |
Introdução a Urgência e Emergência, biossegurança, SBV e ACLS. |
2 |
Sistematização da assistência em emergência. |
3 |
Balanço hídrico, gasometria arterial e interpretação de exames. |
4 |
Atendimento as principais urgências e emergências – fase I – Neurológicas, Respiratórias e Cardiovasculares. |
5 |
Atendimento as principais urgências e emergências – fase II – Traumas crânio encefálico, torácico e abdominal. |
6 |
Atendimento as principais urgências e emergências – fase III – queimaduras, intoxicações agudas e acidentes com animais peçonhentos. |
7 |
UTI – cuidado ao paciente crítico – Fase IV – Sepse, Monitorização e hemodinâmica, principais drogas utilizadas em UTI. |
8 |
UTI – cuidado ao paciente crítico – Fase V – Assistência ao paciente com dispositivos invasivos. |
9 |
Emergências Obstétricas |
10 |
Metodologia do Ensino Superior |
11 |
Metodologia Científica e TCC - opcional |
Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6
Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)
Duração: 10 meses
Coordenação do NUPPEX: Elaine Alane Batista Cavalcante
Justificativa
O consumo de fármacos atinge escalas sem precedentes, o que se acompanha da maior ocorrência de efeitos adversos. As pesquisas básica e clínicas favorecem o aparecimento de inúmeras drogas, de perfil de ação cada vez mais complexos. Este panorama acarreta a necessidade de educação continuada.
Neste cenário a figura do Farmacêutico é imprescindível no atendimento à população.
Para tanto, o mesmo deve ser capacitado em atendimento a Resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013, que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências, do Conselho Federal de Farmácia.
Considerada a realidade que envolve a Nova Farmácia brasileira e os avanços verificados no campo da Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, propomos este programa para a Especialização Profissional, em nível de Pós-graduação (lato sensu), de modo que possa atender à Comunidade Farmacêutica, dos pontos de vista legal, operacional, farmacoterapêutico. Assim, este curso é dirigido àqueles que desejem se especializar em Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica.
A título ilustrativo, o contingente representado pelos Farmacêuticos no Estado da Bahia equivale, em 2016 a cerca de 6.500 profissionais registrados no Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia. Deste universo, cerca de 5.500 profissionais atuam diretamente no domínio da Farmácia Comunitária e uma fração menos expressiva nas Farmácias Hospitalares.
Portanto, diante da demanda para uma Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, os praticantes da Farmácia Comunitária e da Farmácia Hospitalar podem representar um potencial significativo para um Curso de Especialização como a proposição realizada neste projeto pedagógico.
No caso particular da Microrregião de Irecê cuja população estimada, em 2015, pelo IBGE equivalia a cerca de 400.000 habitantes, subdividida em dezenove municípios, encerra 153 Estabelecimentos Farmacêuticos, dos quais 33 (21,5%) estão localizados na Cidade de Irecê. Estes dados refletem a demanda potencial que pode requerer programas de Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, quando o objetivo reside na especialização de profissionais, centrada no Cuidado Farmacêutico Integral.
O desenvolvimento de competências e habilidades destes profissionais produz um incremento na qualidade do Serviço de Saúde, o que pode implicar redução da morbimortalidade da população regional, um ganho qual/iquantittivo para a Saúde Coletiva da Microrregião, além da sincronização com a Nova Legislação publicada em nível de Governo Federal e do Conselho Federal de Farmácia.
Objetivo Geral
O farmacêutico clínico apto a realizar prescrição farmacêutica conforme Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, a acompanhar o paciente sob um olhar mais humanizado, garantir o tratamento farmacoterapêutico mais adequado que atenda as suas necessidades.
Objetivos Específicos
Público-alvo
Profissionais com formação superior em Farmácia e áreas afins.
Competências e Habilitações aos Egressos: Farmacêutico com formação tecnico-científica e etico-humanística, especializado para o desempenho profissional no âmbito da Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica, capaz de compreender a abordagem/assistência que o indivíduo/usuário/doente/paciente demanda para a obtenção do êxito na farmacoterapia utilizada/prescrita.
Diferenciais do Curso
a) Conteúdos atualizados
b) Duas formações em uma só pós graduação
c) Professores gabaritados
Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)
Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.
Matriz Curricular
Ordem |
Disciplina |
1 |
Atenção Farmacêutica, farmácia clínica e consultório farmacêutico: ferramentas para implantação, aspectos legais e comunicação interpessoal. |
2 |
Fisiologia, Semiologia, Farmacologia clínica e farmacocinética clinica. |
3 |
Consultório Farmacêutico: solicitação e interpretação de exames laboratoriais |
4 |
Prescrição em transtornos menores: suplementos alimentares e demais categorias de alimentos |
5 |
Prescrição em transtornos menores: cefaleias, diarreias, dor e inflamação |
6 |
Cuidado farmacêutico na antibioticoterapia |
7 |
Cuidado farmacêutico nos pacientes com doenças endocrinológicas e cardiopata |
8 |
Cuidado farmacêutico na saúde mental |
9 |
Segurança do Paciente: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia |
10 |
Metodologia do Ensino Superior |
11 |
Metodologia Científica e TCC - Opcional |
Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6
Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)
Duração: 10 meses
Coordenação: Profa. Adriana Rey Nunes Lima
Justificativa
O curso de especialização em psicologia clínica é de grande relevância para o profissional que deseja inserir-se no campo de trabalho com maior eficiência, uma vez que são estruturadas de modo a aprofundar uma teoria e prática específicas de modo coerente e consistente em um campo específico de atuação, superando, desta forma, as apresentações teóricas incipientes e iniciais, bem como as experiências relativamente restritas nos estágios supervisionados da graduação.
O presente curso se caracteriza por uma sistematização consistente, coerente e aprofundada de conhecimentos e práticas referentes a modelos teóricos psicológicos bastante intrincados tanto histórica quanto epistemologicamente, incluindo em seu programa de ensino assuntos e conhecimentos de interfaces com outras ciências.
Objetivo Geral
Formar especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada a diferentes contextos e tendências.
Objetivos Específicos
Público-alvo
Graduados em Psicologia
Diferenciais do Curso
a) Cursar a pós-graduação agregará vários diferenciais para a carreira do psicólogo. Um dos principais motivos para investir nesse curso é obter qualificação e aumentar a segurança nos atendimentos clínicos.
b) Irá enriquecer o currículo, abrindo novas possibilidades profissionais. Com ela, os psicólogos especialistas conquistam mais confiança dos pacientes e têm um retorno maior.
c) O curso também é uma ótima estratégia para fazer novos contatos e conhecer professores competentes. Trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos com pessoas que são referência na área é uma grande vantagem.
Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)
Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.
Matriz Curricular
Ordem |
Disciplina |
1 |
História, fundamentos , princípios da TCC e modelo cognitivo de Beck. |
2 |
Conceitualização cognitiva, técnicas e procedimentos em TCC |
3 |
Transtornos de Ansiedade |
4 |
Psicofarmacologia |
5 |
Transtornos do Humor |
6 |
Transtorno Obsessivo compulsivo |
7 |
TCC para infância e adolescência |
8 |
Transtorno do Estresse Pós Traumático |
9 |
Transtornos da personalidade |
10 |
Metodologia do Ensino Superior |
11 |
Trabalho de Conclusão de Curso (Opcional) |
Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6
Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)
Duração: 10 meses
Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Alves Bezerra
Justificativa
O curso é criado para suprir uma vasta demanda na microrregião de Irecê no enfoque da gestão da cadeia de alimentos. Trazer a possibilidade para diversos profissionais das diversas áreas obtenham conhecimento aprofundado e atual das diversas legislações sobre os mais variados tipos de alimentos na sua cadeia produtiva. Um curso que será inovador e atrativo para os diversos tipos de profissionais que trabalham na área de saúde pública até a produção de alimentos.
Objetivo Geral
Desenvolver competências, habilidades e conhecimentos fundamentais à atuação na área de Saúde Pública. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de diversas áreas de atuação para desempenharem atividades na garantia do atendimento da legislação sanitária no âmbito de alimentos e regularização da Vigilância Sanitária, inclusive indústrias, com ênfase em Controle de Qualidade de Alimentos.
Objetivos Específicos
Público-alvo
Profissionais diversos do setor de alimentos e cadeia alimentar. Graduados na área da Ciência da Saúde: Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, etc.
Diferenciais do Curso
a) Todos os docentes são mestre, doutores ou pós doutores.
b) A grade abrange todos os grupos alimentos que possuem normas de manipulação estabelecida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
c) O discente obtém o conhecimento de como Elabora um Manual de Boas Práticas para posteriormente prestar consultorias.
Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)
Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.
Matriz Curricular
Ordem |
Disciplina |
1 |
Vigilância Sanitária - Histórico e Legislações e Análise Microbiológica dos Alimentos |
2 |
Segurança e Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos e Doenças Veiculadas por Alimentos |
3 |
Certificação, Credenciamento e Auditoria de Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos |
4 |
Rotulagem de Alimentos nas Indústrias e Serviços de Alimentação |
5 |
Tecnologia, Higiene e Inspeção De Carnes, Aves e Ovos |
6 |
Tecnologia, Higiene e Inspeção De Leite, Pescados e Mel |
7 |
Empreendedorismo e comportamento organizacional |
8 |
Elaboração de Manual de Boas Práticas |
9 |
Metodologia do Ensino Superior |
10 |
Metodologia Científica e TCC - opcional |